logo

Polícia Civil deflagra Operação Maculatus e prende suspeito por posse ilegal de arma de fogo


Por Jaconias Neto

Polícia Civil deflagra Operação Maculatus e prende suspeito por posse ilegal de arma de fogo

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13/11), a Operação Maculatus, com o objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão domiciliar contra um grupo criminoso investigado por envolvimento com o tráfico de drogas e a distribuição de armamentos. Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Segundo as investigações, parte das ordens e articulações partiam de um reeducando que, mesmo preso, continuava a coordenar ações externas por meio de sua esposa e de um comparsa. Além da prisão, os policiais também apreenderam grande quantia em dinheiro. As diligências seguem em andamento.

Leia também: Eduardo nega dividir direita, mas volta a criticar governador: “não é conhecido de ninguém”

A operação é um desdobramento de investigações iniciadas em 2024, que apuram a atuação de um grupo criminoso ligado aos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

As apurações começaram após a prisão em flagrante de quatro suspeitos no dia 20 de maio de 2024, quando foram apreendidas porções significativas de maconha, duas armas de fogo calibre .357 (uma com numeração raspada), munições e dinheiro.

A partir desse ponto, a Polícia Civil aprofundou as análises técnicas e identificou uma rede organizada de comunicação entre os investigados, revelando uma cadeia estruturada de distribuição de drogas e armas.

A Operação Maculatus faz parte da Operação Inter Partes, inserida no planejamento estratégico da Polícia Civil dentro do Programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que visa o combate ao crime organizado no estado.